Com a aproximação do fim do ano, o Ceará se destaca como um dos destinos mais procurados por turistas de todo o mundo. De acordo com dados da Airbnb, repassados à Secretaria Estadual do Turismo (Setur), Fortaleza e Caucaia, na Região Metropolitana, aparecem como tendências para a próxima temporada de viagens, ocupando a segunda e a quarta posição no ranking, respectivamente.

O levantamento é baseado no crescimento de buscas por hospedagens no terceiro trimestre de 2024 para check-in entre 1º de novembro e 31 de dezembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Segundo a plataforma americana, no Brasil, “as cinco categorias mais reservadas para viagens no fim do ano são praia, tropical, surfe e cidades famosas”.

Para a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, o resultado evidencia o potencial do estado na atração de turistas, especialmente no fim do ano, período de alta estação, em que muitos brasileiros costumam viajar para aproveitar as festas de réveillon. “Estamos nos aproximando de um período muito importante para a atividade turística, em que muitas pessoas devem viajar pelo país. Essa busca crescente pelo nosso destino comprova que as ações de promoção desenvolvidas ao longo do ano foram essenciais para ranquear bem o Ceará, não só com a capital Fortaleza, mas também com Caucaia, que conta com a Praia do Cumbuco, uma das mais famosas a nível mundial”, destaca.

Tendências globais

O Ceará é o destino que mais atrai turistas internacionais nas regiões Norte e Nordeste, liderando desde abril nesse segmento. O levantamento da Airbnb também aponta três cidades entre as cinco que estão em alta, globalmente, em buscas para a próxima temporada de viagens. Fortaleza e Caucaia aparecem novamente no ranking, desta vez na segunda e nona posição, respectivamente. O estado é seguido por Minas Gerais, que conta com Joinville na liderança e Itajaí na terceira posição. Outras cidades citadas são Cheste, na Espanha; Jervis Bay, na Austrália; Cornwall, na Inglaterra; Santa Cruz de La Palma e Logroño, na Espanha; e Veracruz, no México.