As festas de fim de ano movimentam o turismo e a economia cearenses: a Secretaria do Turismo (Setur) divulgou os dados estimados para o feriadão do Réveillon em todo o Estado. A expectativa é de que até terça-feira (2), cerca de 203 mil turistas passem pelos municípios cearenses, número 10% acima do registrado no mesmo período do ano anterior.

O levantamento aponta uma procura muito expressiva pela capital e regiões litorâneas do estado, com destaque para Jericoacoara. A taxa de ocupação hoteleira na Vila conhecida mundialmente deve alcançar os 97%.

Em seguida, aparece a região serrana com Guaramiranga no topo do ranking. A cidade de clima ameno é uma alternativa para os que buscam, sobretudo, passar a virada do ano em família e registra uma taxa de ocupação superior a 96%.

Yrwana Albuquerque, secretária estadual do Turismo, comemora a boa procura. Ela destaca que os visitantes devem aproveitar a diversidade de atrativos do Ceará, fazendo com que todo o destino alcance bons resultados.

“Estamos observando uma boa procura em todo o estado. Isso é parte da nossa política de interiorização do Ceará e se traduz em ganhos econômicos para todos os setores interligados a atividade turística”, avalia.

Em todo o estado, a média deve ser de 90%. Além dos destinos mencionados acima, Porto das Dunas/Prainha, Praia das Fontes/Morro Branco, Camocim, Canoa Quebrada, Trairi/Flecheiras e Cumbuco, em Caucaia, devem contar com boa procura e ocupação.

A receita turística gerada durante o período, com a movimentação em todo o estado, deve ser de R$ 400 milhões. Quando comparado com o resultado do ano anterior, o valor representa um acréscimo de 20% na economia estadual.

Fortaleza – cidade mais procurada

A capital cearense, Fortaleza, superou Rio de Janeiro e Salvador como a cidade mais buscada na internet para o Réveillon de 2023-2024 no Brasil, de acordo com um levantamento da plataforma norte-americana Semrush, voltada para marketing digital.

De acordo com o ranking da empresa, a capital cearense teve um aumento de 237% nas buscas online em relação ao mesmo período de 2022. No ano passado, o Réveillon da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi o mais buscado do Brasil.

O ranking também mostra que todas as dez cidades brasileiras mais buscadas para a festa de Ano Novo são cidades litorâneas. Das dez, sete são cidades do Nordeste.

Confira:

  1. Fortaleza (CE)
  2. Copacabana (Cidade do Rio de Janeiro – RJ)
  3. Salvador (BA)
  4. Rio de Janeiro (RJ)
  5. Búzios (RJ)
  6. Praia de Carneiros (Cidade de Tamandaré – PE)
  7. Pipa (RN)
  8. Recife (PE)
  9. Porto Seguro (BA)
  10. Trancoso (BA)