Quando chega o mês das férias, a expectativa é de uma maior movimentação no Ceará. O estado deve receber mais de 300 mil turistas nas férias de julho deste ano, um aumento de 6,6% em comparação às férias de julho de 2022, quando o estado recebeu 286 mil visitantes no mesmo período, conforme dados da Secretaria Estadual do Turismo (Setur).
O Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins, principal porta de entrada de turistas para o estado, é o terceiro do Brasil com o maior número de voos programados para julho, ficando atrás apenas de Porto Alegre e Rio de Janeiro. Cerca de 575 mil passageiros devem passar pelo terminal aeroportuário cearense neste período.
Com o aumento no número de visitantes neste ano, a secretaria espera que a receita turística gerada nas férias chegue a R$ 1,1 bilhão, o que representa um incremento de 17,9% em relação a 2022. Conforme a Secretaria de Turismo, os principais destinos turísticos do Ceará neste período de férias são:
- Fortaleza
- Cumbuco
- Porto das dunas
- Jericoacoara
- Canoa Quebrada
- Serra da Ibiapaba
- Cariri
- Maciço de Baturité
Além disso, o mês de julho também marca a retomada da ponte aérea Buenos Aires-Fortaleza, que teve início no último sábado (24), com saída do aeroporto Jorge Newbery às 23h10 e chegada no Pinto Martins entre as 5h05 e 5h25 do domingo (25). Em julho, o Ceará também passa a ter dois voos semanais direto para Bogotá, conectando o estado à capital da Colômbia.