O governador do Ceará, Camilo Santana, e mais 15 governadores do País tentarão comprar vacina contra a Covid-19 diretamente com os laboratórios. Um ofício foi enviado ao Instituto Butantan para conhecer o cronograma e a capacidade de produção. A decisão foi anunciada pelo governador do Piauí, Wellington Dias. 

Segundo Dias, a decisão de buscar alternativas para o fornecimento de vacinas foi comunicada ao Ministério da Saúde, que teria aberto a possibilidade de reembolsar os Estados pela aquisição. Além do Ceará, aprovaram a compra direta das vacinas os Estados do Piauí, Espírito Santo, Amapá, Pará, Rio Grande do Sul, Amazonas, Paraíba, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Acre e Bahia. Até este fim de semana o Brasil vacinou 5,7 milhões de pessoas, o que representa 2,7% da população total.

No Ceará, mais de 300 mil doses foram aplicadas, entre elas, 44 mil pessoas dos grupos prioritários que já receberam a segunda dose, segundo informou Camilo Santana nas redes sociais. Ainda conforme o governador, “um novo lote de vacinas deverá chegar nesses próximos dias”.