Ceará teve o índice mais alto na avaliação de medidas legais de distanciamento social durante a pandemia de coronavírus, segunda pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em uma avaliação de de 0 a 10, em que 10 é o mais restrito, o Ceará teve pontuação 9,2). O estudo, divulgado nesta terça-feira (12), analisa a relação entre as ações governamentais para o distanciamento social e o isolamento de fato, no período de 27 de abril a 10 de maio.
Depois do Ceará aparecem Pernambuco (8,3), Alagoas (7,5), Amazonas (7,5) e Rio Grande do Norte (7,5). Os índices mais baixos foram atribuídos aos estados de Santa Catarina, com 4,2 na última análise, além da Bahia, Mato Grosso do Sul, Roraima e Tocantins com 3,3 cada.
O Ceará é também um dos estados mais afetados pela doença. No fim da tarde desta quarta-feira (13), Fortaleza ultrapassou a marca de mil pessoas mortas em decorrência da Covid-19. No Ceará, são 1.389 óbitos. Por conta do número crescente, Fortaleza adotou um lockdown, medidas mais rígidas de distanciamento social.