A Secretária da Fazenda do Estado do Ceará, Fernanda Pacobahyba, ganhou o noticiário nacional após ser anunciada pelo futuro Ministro Camilo Santana para comandar o poderoso Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que, nos últimos anos, ficou sob a direção dos partidos do chamado Centrão.

Camilo está dando uma guinada nos rumos da administração do FNDE e delegou a Fernanda Pacobahyba uma missão que era cobiçada por partidos que fizeram parte do atual Governo e que terão, também, presença no primeiro escalão da gestão do presidente Lula.

JORNAL ALERTA GERAL


O repórter Sátiro Sales, em sua participação no Jornal Alerta Geral, destaca a liberdade que o futuro Ministro da Educação ganhou do presidente Lula para montar a equipe que o acompanhará nas medidas que poderão transformar a realidade do ensino público brasileiro. O jornalista Beto Almeida afirma que a ida de Fernanda Pacobahyba é um ganho importante no MEC.

O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio do Interior e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.


MISSÃO NO FNDE

A indicação de Camilo para o Ministério da Educação mudou, porém, todos os planos sobre os líderes partidários que sonhavam com a fatia do FNDE. Fernanda, que fez profundas transformações na gestão fiscal do Ceará como secretária da Fazenda, ganha destaque perfil e formação profissional.

Uma das reportagens destaca que auditora Fiscal Jurídica da Receita Estadual do Ceará desde 2009, Pacobahyba é formada em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorado em Direito Tributário pela PUC de São Paulo. Ao convidá-la, Camilo disse que Fernanda Pacobahyba será a primeira mulher a comandar o FNDE.