As mudanças nas regras do ICMS mobilizam, nesta segunda-feira, os secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal na primeira reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discussão do projeto que transforma em bens essenciais os combustíveis, comunicações e a energia elétrica. A Secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, crítica da supressão das receitas dos Estados, participa do encontro com o presidente do Senado.
Os Secretários de Fazenda querem, como conta o repórter Carlos Alberto, em participação no Jornal Alerta Geral, mostrar a real dimensão dos estragos nos cofres dos Estados com as novas regras para cobrança do ICMS.
O Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal) considera ineficaz a proposta de gatilho, ou seja,- compensação pela União quando as perdas do ICMS forem acima de 5%.
A mobilização dos secretários de Fazenda contra às mudanças nas normas do ICMS ganha destaque, nesta segunda-feira, no Bate Papo Político, com a participação do jornalista Beto Almeida, no Jornal Alerta Geral. O Jornal Alerta Geral é gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais de 20 rádios no Interior e pelas redes sociais do @cearaagora.