A Carteira de Identidade Nacional é o novo documento que está endo emitido em todo país e que dispõe de apenas o número único do CPF para identificação dos cidadãos. O estado do Ceará está atualmente em processo de transição para a emissão do novo RG, um marco importante no aprimoramento dos documentos de identificação civil.
Essa medida reflete o esforço contínuo para modernizar e aprimorar os serviços públicos, proporcionando aos cearenses um documento de identificação mais seguro e eficiente, alinhado com os padrões globais de qualidade e tecnologia.
Para todas as pessoas que tirarem o documento a partir do lançamento, a numeração vai ser o CPF, um número nacional, e vai permitir integração com outros órgãos e serviços.
O estado do Ceará faz parte de um projeto-piloto e segue em fase de testes do novo documento. A emissão do atual documento segue normalmente. É válido ressaltar que os RGs atuais têm uma data de validade de dez anos a contar da data de emissão do documento.
Além disso, no ano de 2023, o estado do Ceará realizou a emissão de 859.305 carteiras de identidade, as quais foram periciadas e emitidas pela Perícia Forense do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas.
O número representa um aumento de 16% em relação a 2022, quando foram emitidas 739.756 vias do documento, e 67% quando comparado com o ano de 2021, que totalizou 514.492 emissões. Ao ser comparado o quantitativo de 2023 com o ano de 2020, quando foram contabilizadas 376.442 unidades, o aumento foi mais de 128%.