No Ceará, já foram registrados 47.197 celulares cadastrados.

Para prevenir riscos, a Defesa Civil envia mensagens por SMS que informam a população sobre possíveis ocorrências de desastres naturais. O Ceará está entre os 20 estados que mais se cadastraram junto a Defesa Civil, registrando 47.197 celulares cadastrados. Ao todo, mais de 6 milhões de usuários já cadastraram seus endereços para receber mensagens da Defesa Civil Nacional.

O serviço é gratuito e informa previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de riscos à população. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, destaca que as iniciativas podem ajudar a poupar vidas e a diminuir os impactos dos desastres.

“A tecnologia nos possibilita o envio de alertas e, a partir deles, os brasileiros podem ser informados e se prevenirem com antecedência”, explicou.

Funciona de forma simples, sempre que são identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais, uma mensagem de SMS é enviada aos números cadastrados. Os alertas são gerados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), resultado de um trabalho em conjunto com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios. O serviço é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP do seu endereço para o número 40199. De imediato, o cidadão receberá uma mensagem de confirmação e celular estará apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil.