O Ceará começa, a partir de agora, uma nova fase na luta contra a Covid-19. As 218 doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, chegaram ao estado nessa segunda-feira, e os profissionais de saúde começaram a receber o imunizante.
O governador Camilo Santana acompanhou a chegada da carga com a vacina e o início da Operação de Logística que vai fazer a distribuição para os municípios via aérea a terrestre. Chegaram 218 mil doses de CoronaVac (produzidas pela chinesa Sinovac em parceria com Instituto Butantan).
+Veja mais
Na noite desta segunda-feira (18), os seis primeiros cearenses foram vacinados. Cinco profissionais de saúde que trabalham no Hospital Leonardo Da Vinci e estão na linha de frente de atuação desde o início da pandemia e o líder indígena de Caucaia, Dourado Tapeba.
Numa logística desenvolvida pelo Governo do Ceará que envolve aviões, helicópteros e caminhões, foram traçadas seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres contemplando a Capital e as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) que compreendem os municípios de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte.
A carga que chegou é suficiente para prevenir 109 mil pessoas da doença, já que cada um deve receber duas doses da vacina. O intervalo entre a primeira e a segunda aplicação deve ser entre 14 e 21 dias.
Mais cedo
A prefeitura de Fortaleza divulgou o plano de vacinação contra a Covid-19 no município e os postos de saúde não irão realizar a imunização contra o coronavírus, nas fases iniciais, para evitar aglomerações.
Serão 79 equipes distribuídas nos locais de vacinação, com capacidade de aplicar a vacina em mais de 14 mil pessoas por dia. Além disso, terão outras 70 equipes imunizando os idosos com mais de 75 anos, em suas residências, com capacidade para visitar mais de duas mil famílias diariamente. As equipes estarão vacinando a população de segunda a segunda.
+Veja mais
As vacinas destinadas ao interior foram embarcadas em aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).
O governador Camilo Santana destacou a importância do início da vacinação no Ceará para combater a pandemia da Covid-19.