Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A nova Campanha Nacional de Vacinação Contra Sarampo e Poliomielite começa na próxima segunda-feira, dia 6, e segue o dia 31. No Ceará, 509.183 crianças devem ser vacinadas, de acordo com os cálculos do Ministério da Saúde. O dia D de mobilização nacional será sábado no sábado dia 18, quando estarão abertos todos os postos de saúde do Ceará.

O Ministério da Saúde informa que a meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para se ter uma margem de segurança e evitar o retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. Para alcançar a meta, foram adquiridas 28,3 milhões de doses das vacinas por R$ 160,7 milhões.

O Ceará já recebeu 1.285.070 doses de vacinas, das quais 37.470 da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 636.509 da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 611.100 da Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Já com relação a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp