O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira (10) a distribuição de 1 milhão de doses de vacinas pediátricas contra a covid-19 destinadas a crianças com idade entre 6 meses e 3 anos com comorbidades. Os imunizantes são da Pfizer e devem ser enviados a todos os estados e o Distrito Federal até esta sexta-feira (11). A recomendação da pasta é que o imunizante contra o novo coronavírus seja aplicado simultaneamente às demais vacinas do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de 6 meses de idade ou mais.
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que já recebeu, ainda nessa quinta-feira, o quantitativo destinado ao Estado. São 45 mil doses, que tem como esquema vacinal três doses (D1+D2+D3).
A pasta informou que, inicialmente, serão vacinadas crianças com as seguintes comorbidades: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Doenças cardiovasculares, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e Cirrose hepática, sendo necessário fazer a comprovação na sala de vacinação.
No Ceará, a população total de 6 meses a 2 anos corresponde a 314.481 crianças. Este quantitativo foi informado ao Ministério da Saúde, que calculou uma estimativa aproximada de crianças nessa faixa etária com comorbidades para o envio da primeira remessa de doses. O intervalo entre a D1 e D2 é de quatro semanas e entre a D2 e D3 é de oito semanas. Não há necessidade de cadastramento no Saúde Digital. A secretaria informou que o início da imunização será logo em seguida à finalização do treinamento dos profissionais que atuarão no processo, o que deve ocorrer já nos próximos dias.