O Ceará recebeu, nesta sexta-feira (20), dois novos lotes de vacinas contra Covid-19 com 345.200 doses. Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde e foram 193.100 doses de CoronaVac e 152.100 da Pfizer.. As remessas desembarcaram no Aeroporto de Fortaleza em voos separados. O lote de CoronaVac chegou às 12h, e o da Pfizer, às 15h35.
As remessas, enviadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, foram encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). A distribuição dos imunizantes para primeira dose será feita de forma proporcional aos municípios cearenses, em até 24 horas, depois da chegada do material à Capital. O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município. Até o momento, o Ceará recebeu um total de 8.836.258 doses (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen).
+Veja a lista
Vacinômetro
O Vacinômetro da Sesa registra que, até às 17 horas dessa quinta-feira (19), foram aplicadas 6,79 milhões de doses. Com isso, 4,70 milhões cearenses receberam a D1 e 2,08 milhões receberam o reforço ou a dose única da Janssen. Mais de 50% da população do Estado já recebeu pelo menos a primeira parte da imunização, e cerca de 22% está com esquema vacinal concluído.
Vacinação em Fortaleza
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atualizou o número de vacinados com pelo menos uma dose contra a Covid-19, em Fortaleza, para 1.675.393. Até esta sexta-feira (20), 689.341 pessoas receberam a primeira e a segunda dose da vacina, enquanto 26.864 foram vacinadas com dose única.
Pessoas de 18 a 39 anos de idade que perderam a data agendada para receber a primeira dose terão oportunidade, a partir desta sexta-feira, de tomar a vacina, com o início da repescagem. Será feito um reagendamento para esse público. De acordo com a Secretária da Saúde, em torno de 220 mil pessoas serão convocadas novamente. A nova chamada seguirá ordem decrescente por idade, portanto, iniciando com aqueles de 39 anos, até os 18 anos. A repescagem ocorrerá conforme disponibilidade de vacinas destinadas à primeira dose recebidas pelo Município.
Cinco mil faltosos da faixa etária de 39 anos já foram convocados pelo reagendamento nesta sexta-feira (20). Para o sábado (21), a SMS terá agendamento para pessoas de 39 a 37 anos que perderam a D1.
Para quem perdeu a segunda dose da vacina ou está na data limite, aquela registrada em lápis no cartão de vacinação, a SMS orienta a procurar os pontos de vacinação na Capital. No Centro de Eventos, a SMS disponibiliza as três marcas de vacina (Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac) para a segunda dose. Nos Cucas, a população encontra D2 da CoronaVac; nos postos de saúde, a segunda dose da vacina AstraZeneca está disponível, assim como no Sesi Parangaba, nos shoppings RioMar Papicu, RioMar Kennedy e Iguatemi.