O Ceará vai receber, nesta quinta-feira (03), mais um lote de vacinas contra Covid-19. A nova remessa com  24.570 doses pousa no Estado às 15h40 no Aeroporto Internacional de Fortaleza. As informações foram dadas pelo governador Camilo Santana após confirmação do Ministério da Saúde.

Nesta quarta (02),  243.250 doses de vacinas AstraZeneca chegaram ao Estado e os imunizantes serão utilizados para dar continuidade à vacinação dos grupos prioritários 3 e 4, contemplando pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência e profissionais da educação.

As novas remessas irão ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários, agilizando o cumprimento da meta de 90% de aplicação de doses nos grupos 3 e 4. O grupo 3 inclui pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente. O grupo 4, conforme pactuação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), abrange trabalhadores da Educação, forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, trabalhadores portuários e do transporte aéreo Quando for alcançado esse objetivo de imunização de 90% desses grupos, será iniciada a vacinação contra a Covid-19 na população geral do Estado em junho, escalonada por idade em ordem decrescente de 59 anos a 18 anos.

O Ceará lidera o ranking proporcional de vacinação do Nordeste, sendo o estado que mais aplicou segundas doses (D2) na população, conforme levantamento feito pelo Consórcio de Veículos de Imprensa. A segunda dose foi recebida por mais de um milhão de pessoas (1.020.941 pessoas), o que corresponde a 11,11% da população cearense.

Cadastro Estadual de Vacinação

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que a plataforma Saúde Digital disponibilizou diversas atualizações para que o cadastro da população seja ainda mais efetivo e, assim, dê celeridade à vacinação no Estado. Com isso, agora é possível alterar algumas informações no cadastro, como o número de telefone para contato.

De acordo com a pasta, outras informações também foram incorporadas à plataforma. Estão disponíveis, por exemplo, a inclusão de novos dados no campo profissional, como as opções “Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade” e “Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos”.

Além disso, o item “Trabalhadores da Educação do Ensino Básico” foi especificado para “Trabalhadores da Educação do Ensino Básico (creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA)” e onde havia “Trabalhadores Industriais” encontra-se, agora, “Trabalhadores Industriais e Construção Civil”.

+Veja as vacinas que já chegaram ao Ceará