O Ceará recebeu, na noite desta sexta-feira (07), um novo lote da vacina CoronaVac. São 38 mil doses que desembarcaram no Aeroporto de Fortaleza por volta das 22h. Esse é o 20º lote que chega ao Estado e o imunizante contra a Covid-19 está reservado para aplicação da 2ª dose, já que 45 cidades do estado, incluindo Fortaleza, garantiram que o estoque da vacina havia acabado.
Os imunizantes serão distribuídos imediatamente aos municípios cearenses. Já o agendamento de vacinação fica a cargo de cada município, e o mesmo divulgará sua lista de vacinação em seus canais oficiais de informação.
Vacinas
2º dose Coronavac
De acordo com a Secretaria de Saúde, 45 municípios cearenses relataram a falta do imunizante para aplicação da 2º dose.
+Veja quais são:
- Fortaleza
- Sobral
- Várzea Alegre
- Irauçuba
- Itapiúna
- Icó
- Horizonte
- Missão Velha
- Barbalha
- Paraipaba
- Quixadá
- Farias Brito
- Assaré
- Abaiara
- Icapuí
- Orós
- Cariús
- Moraújo
- Cedro
- Groaíras
- Itatira
- Reriutaba
- Lavras da Mangabeira
- Quiterianópolis
- Jucás
- Piquet Carneiro
- Forquilha
- Massapê
- Alcântaras
- Marco
- Canindé
- Jardim
- Itapiúna
- Jucás
- Nova Russas
- Palmácia
- Madalena
- Paramoti
- Bela Cruz
- Nova Olinda
- Graça
- Tauá
- Paramoti
- Milhã
- Crato
No início desta semana, pelo menos 13 cidades que solicitaram reforço de CoronaVac à Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) começaram a receber os imunizantes, porém as doses não foram suficientes para a demanda das cidades.
Decisão na Justiça
A decisão favorável na Justiça Federal dá ao Ceará o direito de receber da União (Ministério da Saúde) 49 mil doses de CoronaVac, para aplicação da segunda dose (D2) para pessoas dos grupos prioritários que já haviam recebido a primeira dose e estão com o prazo de 28 dias entre as aplicações vencido, sob pena de multa diária de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O Estado já havia recebido outras 11.600 doses do imunizante no último dia 1º.
Vacinômetro
Com o envio desta sexta-feira, o Ceará chega ao total de 2.915.300 doses recebidas do Ministério da Saúde (MS), das quais 2.158.922 milhões já foram aplicadas, entre primeira e segunda dose. Os dados são do Vacinômetro, com o acumulado de até às 17 horas da última quinta-feira (6).
Seguindo orientação do MS, este 20° lote será destinado para os idosos que deverão tomar a segunda dose do imunizante.