O Ceará receberá pela primeira vez o Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, no dia 7 de novembro. Com o tema “Práticas efetivas para uma política integrada” a sétima edição será realizada, no Centro de Eventos do Ceará, com a presença da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. O evento é destinado a gestores e lideranças públicas das áreas de educação, saúde, assistência social, planejamento, cultura e entre outras políticas voltadas para a primeira infância.

Realizado em parceria com o Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará, e a Prefeitura de Fortaleza, o simpósio é organizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) – uma iniciativa colaborativa formada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Center on the Developing Child da Universidade de Harvard (CDC), Insper, David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard (DRCLAS), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital Infantil Sabará. É a segunda vez que uma cidade do nordeste recebe o evento, que no ano passado foi sediado em Recife (PE).

O tema deste ano busca trazer um debate sobre o desenho de políticas públicas em que o indivíduo vem em primeiro lugar. “Vai ser mais uma oportunidade para os gestores e lideranças debaterem como as políticas públicas podem contribuir para promoção do desenvolvimento da criança até os seis anos”, ressaltou a primeira-dama. “O objetivo do Simpósio é fomentar a discussão de como colocar as crianças e famílias no centro das políticas públicas para desenvolvimento infantil e como potencializar uma gestão integrada entre diversas secretarias”, explica o gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Eduardo Marino.

Os palestrantes convidados trarão suas pesquisas, experiências e visões a partir dessa proposta. Entre eles, o pediatra Daniel Becker, professor do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ, falará sobre “A criança como valor para a sociedade”, enquanto Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), trará o tema “Desafios e oportunidades na implementação da Base Nacional Comum Curricular”.

Transmissão do evento
Prefeituras, universidades e organizações do terceiro setor de todo o país poderão se inscrever para transmitirem ao vivo todo o conteúdo do VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância. Os cadastros para a transmissão no formato de Simpósios Satélites são gratuitos e poderão ser feitos no site http://simposio.ncpi.org. O evento também será transmitido ao vivo pelo site do simpósio e a população poderá participar enviando perguntas para os palestrantes.

Programação:

9h30
A criança como valor para a sociedade
Palestrante: Daniel Becker, Professor na IESC/UFRJ e colaborador do UNICEF e da OMS.

10h15
Desenhando políticas em que o indivíduo vem em primeiro lugar
Palestrante: Luciana Aguiar, Gerente de parcerias do setor privado do PNUD.

11h15
A família e a criança no centro das políticas públicas e programas
Palestrantes: Ana Lima, diretora da consultoria especializada Conhecimento Social e Márcia Machado, pró-reitora de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) e consultora em desenvolvimento infantil no Instituto da Primeira Infância (Iprede).

14h
Lançamento do Guia de Comunicação sobre a Primeira Infância

14h30
Desafios e oportunidades na implementação da Base Nacional Comum Curricular
Palestrantes: Claudia Costin, Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da FGV-Rio e ex-secretária da educação do RJ.

16h30
Liderança para o impacto coletivo
Palestrante: Carolina Larriera, Especialista em treinamento de lideranças, com atuação no Brasil, EUA, Argentina, Suíça, Iraque e Timor-Leste.

Com informações do Governo do Ceará