Com a frustração da não vinda da Hub da TAM para Fortaleza, o Governo do Estado arregaçou as mangas e conquistou um empreendimento similar – o Hub da Air France-KLM e GOL. O empreendimento trará grande impacto inicial no fluxo do turismo no Estado. A expectativa é que, a partir de maio de 2018, o centro de conexões seja responsável por 50% dos passageiros domésticos e 23% de estrangeiros que chegam ao Ceará. Uma movimentação de 1,5 milhão de turistas ao ano através de voos nacionais e 70 mil visitantes vindos de voos internacionais. A previsão da Latam era movimentar 2 milhões de passageiros por ano

A informação foi divulgada pelo Governo do Ceará nesta segunda-feira (30), em cerimônia realizada na Residência Oficial do Governo do Estado. O projeto para concretização dos números positivos foi apresentado pelo governador Camilo Santana, pelo prefeito Roberto Cláudio e pelo diretor geral da Air France-KLM na América Latina, Jean-Marc Pouchol, e o presidente da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Paulo Kakinoff.

Com o hub, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, na Capital, será centro de conexões aéreas internacional, com voos diretos para Paris (França) e Amsterdã (Holanda). Conforme apresentado no evento, serão 26 voos ofertados a mais do que atualmente no Ceará, sendo 21 da GOL diariamente e cinco do Grupo Air France-KLM por semana. Três destas viagens terão como destino Amsterdã, operados pela KLM, e dois à cidade de Paris, operados pela Joon, nova empresa da Air France.

Para atender efetivamente aos voos da Air France-KLM em Fortaleza, a malha aérea da GOL em Natal, Recife, Salvador, Belém e Manaus será adaptada. Os voos conectados entre o grupo franco-holandês e a parceira brasileira estarão disponíveis para compra nos sites da Air France e da KLM a partir da primeira semana de novembro. A expectativa é que aumente o número de destinos brasileiros servidos pelas empresas por meio de Fortaleza.
Camilo Santana destacou que o investimento a ser executado no Estado trará mais campo de capacitação e oportunidades de negócio para os cearenses. O governador disse ainda que HUB será um aliado para que o Ceará avance ainda mais no desenvolvimento econômico, através da ampliação das atividades turísticas.

A Residência Oficial foi preparada de maneira especial para o evento desta segunda-feira. Uma sala de embarque e uma cabine de avião, que comportou 800 pessoas, receberam empresários e autoridades do Estado para celebrar o novo campo de oportunidades que será aberto através da operação do hub.
Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio agradeceu à GOL, KLM e Air France por acreditarem que haveria, do poder público, uma resposta qualificada ao investimento financeiro destinado à Cidade. O gestor municipal ressaltou que o Estado passa por momento histórico de avanço no setor e ganhará novo porte econômico e turístico após o início das conexões internacionais.
Camilo Santana também chamou atenção para a contribuição social a ser proporcionada pelos investimentos impulsionados após instalação do centro de conexões.
O CEO da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Paulo Kakinoff, garantiu que os executivos das companhias envolvidas na operação do equipamento em Fortaleza estão seguras de que o Ceará se tornará referência de sucesso no fluxo de voos nacionais e internacionais, pelo potencial turístico e também pela constante de investimentos captados por seus gestores.
O dirigente da empresa brasileira revelou que a GOL também está ampliando suas operações de 38 movimentos diários para 50 movimentos diários no Aeroporto de Fortaleza.
Diretor geral da Air France-KLM na América do Sul, Jean-Marc Pouchol apontou o Hub no Ceará como uma expectativa inédita para a companhia, e que abrirá portas para mais de 300 destinos no mundo inteiro. As empresas enxergaram como diferenciais de Fortaleza para instalação do Hub fatores como proximidade com a Europa, sendo a Capital porta de entrada para o País; posição estratégica em relação às capitais do Norte e do Nordeste; potencial de desenvolvimento da Economia e do Turismo; modernização do Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Durante o evento, foi lembrado pelo governador Camilo Santana e pelo prefeito Roberto Cláudio o plano de gerenciamento da Fraport para o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Uma das maiores gerenciadoras aéreas do mundo, a empresa alemã vai operar o aeroporto pelo período de 30 anos, com a expectativa de dobrar número de passageiros que utilizam o equipamento – atualmente cerca de 6 milhões por ano.
A previsão da Fraport é investir, no mínimo, R$ 2 bilhões na ampliação e modernização do aeroporto, dos quais R$ 600 milhões serão na etapa inicial. A meta é expandir o prédio do terminal e área de pouso até dezembro de 2019.
Após a cerimônia em Fortaleza, o governador Camilo Santana guiou o presidente da GOL em visita ao Aeroporto de Aracati. Durante a programação, foram ouvidos profissionais que trabalham no equipamento para detalhamentos de especificações técnicas. O objetivo do Governo do Ceará é abrir oportunidades de mais voos pelo Estado em parceria com a companhia aérea nacional.

Com informações do Governo do Estado