O Ceará registrou o primeiro caso de varíola dos macacos em uma criança. O estado já soma 99 pacientes e, desse total, seis são do sexo feminino. A criança que foi infectada está na faixa etária de zero a 9 anos e é moradora de Fortaleza. Os dados são do IntegraSUS, plataforma da Secretaria Estadual da Saúde. A paciente apresentou erupções na pele, dor de garganta, lesões na boca, náusea/vômito e fraqueza, de acordo com o painel de informações.
Ao todo, já foram feitas 804 notificações de casos suspeitos da doença. Mas 364 já foram descartadas, após teste laboratorial dar resultado negativo. Outros 341 ainda estão sob investigação. Os municípios com casos confirmados são: Fortaleza; Caucaia; Maracanaú; Russas; Barbalha; Eusébio; Itaitinga; Jijoca de Jericoacoara; Massapê; e Pacajus.
Com a explosão de casos de varíola dos macacos no Brasil, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais receberam nesta semana material para iniciar os estudos de uma vacina nacional contra a doença. A previsão é que a produção do imunizante possa começar em cerca de seis meses. Segundo os cientistas, as doses do imunizante nacional poderão proteger não só contra a monkeypox, mas também contra a varíola humana, erradicada mundialmente em 1980, além da bovina.