O Ceará registrou em 2022, 2.970 assassinatos. Esse número coloca as cidades cearenses na 5º posição do ranking de estados com maior número de mortes. O Ceará perde apenas para Pernambuco, Bahia, Alagoas e Amazonas. Por outro lado, em comparação a 2021, o número de assassinatos caiu 9,97% no ano passado. Foram 3.299 assassinatos em 2021. Mas apesar da redução, o estado segue como um dos mais violentos do Brasil.

Segundo informações do Monitor da Violência, índice nacional de homicídios, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal, a taxa de assassinatos no Ceará (número de homicídio por 100 mil habitantes) é a quinta maior do país. No âmbito nacional foram 40,8 mil mortes violentas em todo o país — média de mais de 110 vítimas por dia. Além do Ceará, outros dois estado registraram redução na quantidade de assassinatos: Amapá e Roraima. Mato Grosso registrou alta de 24%.

Números nacionais

O número de assassinatos no Brasil em 2022 é o menor se for levada em conta a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, iniciada em 2007, e os levantamentos realizados pelo Monitor da Violência desde 2018. O patamar impressiona porque, até 2011, o Fórum contabilizava as ocorrências (em que é possível ter mais de uma vítima).

Monitor da violência

A ferramenta permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.