Janeiro é mês de férias e as idas à praia ou açudes aumentam bastante. Mas a diversão exige cuidados, pois o Estado registra uma média de 20 afogamentos fatais por mês, a maioria em águas naturais, como rios, barragens e praias.
Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade e da Secretaria Estadual da Saúde, em 2023, foram registrados 209 afogamentos entre os meses de janeiro e outubro. Os dois últimos meses ainda devem ser inseridos na plataforma. Os incidentes em águas naturais corresponderam à maioria dos casos, com 171.
Em 2023, janeiro foi o terceiro mês com mais registros, foram 25. Lembrando que quando se tem crianças por perto, o cuidado deve ser redobrado.
Todos os fins de semana, os bombeiros reforçam as ações nas praias que contam com sua área de atuação: Praia do Futuro e Caça e Pesca, em Fortaleza; Cumbuco e Cauípe, em Caucaia; Canoa Quebrada e Majorlândia, em Aracati; e na praia de Jericoacoara, em Jijoca.
E lembranddo que ao se deparar com uma situação de afogamento, recomenda, disque 193 imediatamente. A ligação é gratuita e funciona 24 horas, nos sete dias da semana.