O Ceará deverá permanecer com cenário favorável a chuvas em todas as macrorregiões, porém, com tendência de redução na área de abrangência até este sábado (17).
De acordo com análise das condições de tempo atuais e ainda resultados de modelos numéricos de previsão, o dia com maiores acumulados foi na última quinta-feira (15), já que há o Cariri, a região Jaguaribana e a Ibiapaba apresentam condições para eventos de chuva, isto é, com registros em mais de 50% de suas respectivas áreas. Nas demais, as precipitações deverão ser mais pontuais e pouco expressivas.
Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), para esta sexta-feira (16), todas as macrorregiões deverão ficar sob previsão de chuvas isoladas, exceto a faixa litorânea, onde os acumulados deverão ser bem restritos.
Para este sábado (17), a Funceme indica, neste momento, expectativa de acumulados pouco abrangentes em todas as regiões, ficando sob condições para registros em apenas de 5 a 20% dos territórios de cada uma delas. Porém, até lá, as condições seguirão sendo acompanhadas e, caso venham a mudar, uma nova previsão será informada.
O atual cenário se dá pela pouca influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que, apesar de apresentar uma segunda faixa de nebulosidade sobre o norte do oceano Atlântico, encontra-se mais afastada. As precipitações esperadas para o centro-sul se dão pela possibilidade de formação de áreas de instabilidades oriundas do leste da região Nordeste.
(*)com informação da Funceme