O Ceará permanece com condições favoráveis para a ocorrência de chuvas entre esta terça-feira (27) e quinta-feira (29). Nesta terça, as precipitações devem ocorrer com maior intensidade, especialmente nas regiões do centro-norte do estado durante a tarde e à noite, e no sul durante o período noturno. O tempo segue encoberto e as chuvas podem variar de moderadas a fortes, com possibilidade de raios.
As áreas com maior risco de chuva intensa incluem o Litoral Norte, Serra da Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns. À noite, a tendência é de redução das precipitações no centro-norte, enquanto o sul do estado — como o Cariri, sul da Jaguaribana e sul do Sertão Central — deve registrar aumento das chuvas. As temperaturas ficam mais amenas em todas as regiões.
Para quarta-feira (28) e quinta-feira (29), a previsão indica redução nos acumulados diários em comparação com esta terça. Ainda assim, há possibilidade de chuva fraca a moderada no litoral, entre a madrugada e a manhã; no noroeste do estado, à tarde; e durante a madrugada no Cariri, sul da Jaguaribana e sul do Sertão Central e Inhamuns. Nos demais períodos, o céu deve variar de parcialmente nublado a com poucas nuvens.
As instabilidades são influenciadas por efeitos locais e pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que atua nesta terça-feira. O afastamento gradual do sistema contribui para a diminuição dos volumes de chuva nos próximos dias. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanece posicionada mais ao sul, favorecendo o aumento da nebulosidade principalmente nas áreas próximas ao litoral cearense.
