Na última quarta-feira (4), o Ceará alcançou resultado positivo no 27º Leilão de Energia Nova (A-4), para entrega em quatro anos, realizado pela CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, pelo Governo Federal.
O Ceará foi o estado com mais empreendimentos contratados: 14 usinas solares, com investimentos da ordem de R$ 2,1 bilhões – cerca de 40% do valor total contratado no leilão. No certame, foram negociadas 39 usinas entre os quatro produtos disponíveis.
Os empreendimentos do Ceará estão localizados na Região Leste do Estado (9 usinas) e Região do Pecém (5 usinas).
Os bons resultados mostram a importância das ações desenvolvidas a partir da Rota Estratégica de Energia, trabalho capitaneado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O projeto contou com o apoio de órgãos do Governo do Estado, de entidades representativas – como o Sindienergia e Câmara Setorial de Energias Renováveis – e, principalmente, dos empresários do setor.
Saiba mais
Os leilões de compra de energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração – conhecidos como “leilões de energia nova” – têm por objetivo o atendimento às necessidades de mercado das distribuidoras, mediante a venda de energia elétrica a ser gerada por novos empreendimentos.
O 27º Leilão de Energia Nova (A-4) foi composto por 3 etapas. A etapa inicial consistiu na disputa dos limites de capacidade de escoamento do Sistema Interligado Nacional; seguida da etapa contínua para disputa do atendimento à demanda, entre os classificados na etapa inicial; e, por último, a etapa de ratificação para aqueles empreendimentos classificados que devem compartilhar as conexões em determinadas subestações.
Com informações do Sistema FIEC