O Ceará tem 30 nomes nos grupos de trabalho da equipe de transição do Governo Lula. São detentores de mandatos, atuais e ex-secretários estaduais e municipais e técnicos que passam a acompanhar a elaboração de relatórios sobre as ações que estão sendo adotadas e que devem ser prioridades ou serem alteradas a partir do dia primeiro de janeiro de 2023.

Da bancada do Ceará, são oito deputados federais e um senador. Em todo o Brasil, a equipe de transição tem 103 parlamentares. O senador eleito Camilo Santana (PT) integra o grupo de trabalho do Desenvolvimento Regional, enquanto oito deputados federais estão distribuídos entre as áreas com as quais se identificam mais na atuação parlamentar.

Gabaritos do Enem serão divulgados hoje

Respostas poderão ser vistas, a partir das 18h, no portal do Inep

Publicado em 23/11/2022 – 06:46 Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil  – Rio de Janeiro

ouvir:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga hoje (23), às 18h, os gabaritos das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. As provas foram aplicadas nos dois últimos domingos, dias 13 e 20 de novembro. Cerca de 2,5 milhões de estudantes participaram de pelo menos um dia de prova nas modalidades impressa ou digital.  

Os gabaritos poderão ser acessados no portal do Inep. Os resultados finais serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023, na Página do Participante

Mesmo com os gabaritos das provas em mãos, ainda não será possível saber qual foi a nota da prova. Isso porque o Enem utiliza como método de correção a chamada teoria de resposta ao item (TRI). As notas variam de acordo com os acertos e erros dos alunos em cada prova. 

O espelho da redação, com os detalhes das correções dessas provas, será divulgado apenas em abril, junto com as notas dos participantes treineiros, ou seja, daqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram o exame apenas para testar os conhecimentos. O tema deste ano foi Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

Após a divulgação dos resultados do Enem, serão abertas as inscrições para os processos seletivos que utilizam a avaliação como forma de ingresso no ensino superior, em data ainda a ser divulgada. 

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Reaplicação

Os participantes do Enem que não puderam comparecer ao exame por problemas logísticos ou por estarem com covid-19 ou outra doença infectocontagiosa podem, até sexta-feira (25), pedir a reaplicação do exame. As provas serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. Cada pedido, que deverá ser feito na Página do Participante, será analisado individualmente.

ARTICULAÇÃO PRÓ-PEC TRANSIÇÃO


A leitura do jornalista Beto Almeida, no Bate Papo Político, no Jornal Alerta Geral, destaca que, ao compor a equipe de transição com parlamentares de diferentes siglas, o presidente eleito Lula tenta atrair apoio desses deputados federais e senadores para aprovação da PEC da Transição que permitirá a inclusão no Orçamento da União os recursos necessários ao pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 em 2023.

DEPUTADOS DO CEARÁ


O deputado federal José Airton Cirilo (PT) foi indicado para compor a equipe que trabalha medidas na área da pesca, enquanto o pedetista Leôndas Cristino e a petista Luiziane Lins estão no grupo de Cidades, que trabalha políticas urbanas.

O deputado federal reeleito Célio Studart, do PSD, entrou no grupo de Meio Ambiente, o deputado Mauro Filho foi chamado para discutir a área de planejamento, e o deputado Idilvan Alencar foi designado para a turma que avalia o setor da educação. Integrante da cúpula nacional do PT, José Nobre Guimarães está ligado à articulação política, e André Figueiredo ao segmento das Comunicações.

MINISTERIÁVEIS PARA 2023

Os nomes indicados para a equipe de transição não estarão, necessariamente, como ocupantes de cargos na nova gestão do PT, mas alguns sonham com um lugar ao sol. Para os que têm ansiedade com cargos no primeiro escalão do Governo Lula, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, coordenador da equipe de transição, diz que não haverá indicação de nomes na correria.

As declarações de Alckimin têm como endereço os dirigentes partidários que integram a aliança de apoio ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e que expõem, a cada dia, mais ansiedade sobre sinalização para ocupação de cargos na Esplanada dos Ministérios a partir do dia primeiro de janeiro de 2023.

ASSUNTO NO JORNAL ALERTA GERAL


O assunto ganha destaque, nesta quarta-feira, no Jornal Alerta Geral, com geração pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, e transmissão por mais de 20 emissoras de rádio no Interior do Estado e pelas redes sociais do @cearaagora. O repórter Sátiro Sales relata o movimento das lideranças partidárias em busca de cargos e o recado de Geraldo Alckmin. O comentário sobre ao assunto é do jornalista Beto Almeida.

DEPUTADO GRUPO DE TRABALHO


• Senador eleito Camilo Santana (PT) – Desenvolvimento Regional;
• José Airton Cirilo (PT) – Pesca
• Idilvan Alencar (PDT) – Educação
• Luizianne Lins (PT) – Cidades
• José Guimarães (PT) – Centro de Governo
• Leônidas Cristino (PDT) – Cidades
• André Figueiredo (PDT) – Comunicações
• Célio Studart (PSD) – Meio Ambiente
• Mauro Filho (PDT) – Planejamento
• Professora Jaana Flávia Fernandes – Educação;
• Ex-senador José Pimentel (PT) – Previdência;
• Ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT) – Educação;
• Vereador Weibe Tapeba (PT, Caucaia) – Pesca
• Secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho – Turismo;
• Engenheiro sanitarista e ambiental, filiado à Rede Wesley Diógenes – Conselho Político da Transição;
• Vereador Weibe Tapeba (PT, Caucaia) – Pesca
• Ex-secretário do Meio Ambiente e Planejamento Urbano em Fortaleza Pedro Ivo – Meio Ambiente;
• Presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Jade Beatriz – Juventude;
• Advogado e professor universitário Marcelo Uchôa – Direitos Humanos.
• Jornalista e professora Helena Martins – Comunicação;
• Rubinho Lopes, – Direitos Humanos;
• Cientista chefe de Aquicultura e Pesca Artesanal do Ceará Felipe Matias – Pesca;
• Engenheiro sanitarista e ambiental, filiado à Rede Wesley Diógenes – Conselho Político da Transição;