O número de casos de varíola dos macacos continua crescendo e o Ceará contabilizou 307 casos de varíola dos macacos em 29 municípios do Estado, de acordo com o “Painel de Monitoramento dos casos de Monkeypox”, na plataforma IntegraSUS. Segundo a Secretaria da Saúde, Fortaleza lidera no número de casos, com 234 pessoas diagnosticadas com a doença. Em seguida, aparecem as cidades de Maracanaú e Itaitinga, na Região Metropolitana, com 11 e 7 casos, respectivamente.
Além disso, também estão contabilizados um morador da Bahia e um do Piauí que foram diagnosticados no Ceará com varíola dos macacos. O Estado tem ainda 1.230 casos notificados, 638 descartados e 207 suspeitos. A maioria dos casos de varíola dos macacos foi registrado em homens na faixa etária de 20 a 39 anos, com 194 diagnosticados. Entre as mulheres, a ocorrência da doença é menor, com 41 casos em todo o Estado.
A faixa etária de 20 a 29 anos foi a que teve a maior quantidade de mulheres diagnosticadas. Entre crianças de 0 a 9 anos os casos de varíola dos macacos chegaram a oito, sendo 5 meninas e três meninos com diagnóstico confirmado da doença. Entre eles, está um garoto de 2 anos, o primeiro caso confirmado na cidade de Horizonte.