A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) informou, nessa segunda-feira (30), que o Estado investiga o primeiro caso suspeito de Monkeypox, a varíola do macaco, que tem registrado casos em várias parte do mundo. Antes, a doença era endêmica apenas em países africanos.

Em nota, divulgada hoje, a Sesa diz que o paciente, morador de Fortaleza, está sob vigilância e investigação epidemiológica. Abauxo, a nota, na íntegra, da pasta.

Nota – caso suspeito de Monkeypox

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que recebeu a notificação de um caso suspeito de Monkeypox de um residente do município de Fortaleza e este caso segue em investigação epidemiológica. Foram aplicadas todas as medidas recomendadas como isolamento domiciliar, busca de contatos e coleta de material para exames, que está em processamento.

Salientamos que após investigação epidemiológica do caso, não foi identificado nenhum deslocamento para áreas em que foram confirmados casos e nem contato com pessoas com a doença. A principal suspeita diagnóstica é varicela. A vigilância em saúde da SESA permanece monitorando o caso.”

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, que tem monitorado a disseminação da doença pelo mundo, até este domingo (29), 257 casos já foram confirmados em 20 países não endêmicos para a doença.