Três cidades do Ceará, Maranguape, Maracanaú e Itapipoca, estão entre as 50 mais violentas do Brasil. O ranking está no 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (18). O ranking se baseia nas taxas de mortes violentas intencionais registradas em 2023.
Na classificação do levantamento, somam-se os casos de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora por grupos de 100 mil habitantes.
No ranking das dez cidades mais violentas estão: Santana (AP), Camaçari (BA), Jequié (BA), Sorriso (MT), Simões Filho (BA), Feira de Santana (BA), Juazeiro (BA), Maranguape (CE), Macapá (AP) e Eunápolis (BA).
Maranguape, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, teve em 2023 a oitava maior taxa de homicídios do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social indicam que Maranguape teve, em 2023, uma taxa de 74,2 mortes violentas intencionais para cada 100 mil habitantes.
Completam a lista das 50 cidades mais violentas Maracanaú, ocupando o 11º lugar no ranking, Caucaia na 14ª posição e Itapipoca ocupando a 46ª posição.