O Estado do Ceará terá a maior usina de dessalinização de água marinha do Brasil. A ordem de serviço para início da implantação do equipamento, foi assinada na tarde desta terça-feira (20), pelo Governador Camilo Santana e transmitida ao vivo pelas redes sociais.

“É um dia muito importante para Fortaleza e para o Ceará. É um passo histórico que nós estamos dando. É o Ceará inovando e trazendo para cá, com a parceria privada, a maior usina de dessalinização de água do mar do Brasil”, comemorou Camilo Santana, destacando que o Governo do Estado vem buscando alternativas para atravessar períodos de seca e garantir água potável para todos os cearenses.

O Projeto será conduzido pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em parceria com o governo do Estado. A usina será instalada na Praia do Futuro, em Fortaleza, com linhas adutoras de água tratada que entregarão os volumes produzidos nos reservatórios do Morro Santa Terezinha e da Aldeota. Com capacidade de produção de água de 1 m³/s, o empreendimento vai incrementar a oferta de água na Capital e Região Metropolitana em 12%. Isso beneficia cerca de 720 mil pessoas na Capital, abrangendo a área dos bairros Papicu, Varjota, Cidade 2000, Praia do Futuro, Caça e Pesca, Cais do Porto, Serviluz, Vicente Pinzón, Dunas, Aldeota e adjacências.

A usina utilizará processos físicos e químicos para tratamento da água retirada do mar, removendo o excesso de sais minerais, micro-organismos e outras partículas sólidas tornando a água potável para consumo. O sistema funciona no tratamento tanto de água salgada quanto água salobra, oferecendo um processo seguro, econômico e funcional para fornecimento de agua potável para abastecimento humano.