Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O encerramento das festividades dos 15 anos de criação da Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos) foi encerrada na manhã desta sexta-feira, 31, no Porto do Pecém. A solenidade foi marcada premiação do  I Concurso de Redação e Desenhos, com o tema “15 anos do Porto do Pecém e desenvolvimento sustentável”, realizado nas escolas de São Gonçalo do Amarante, Taíba e Pecém.

A premiação foi entregue pela diretoria da Cearáportos. As crianças, suas famílias e os docentes foram acolhidos pelo diretor-presidente da companhia, Danilo Serpa, que agradeceu a participação e falou da importância do momento. “Nós estamos comemorando 15 anos deste porto que vem apresentando um crescimento maior a cada ano, trazendo melhorias para a região. Sabemos que vocês são o futuro do Estado e com a expectativa para o Porto, acreditamos que vocês possam, em breve, estar aqui conosco. Este porto, não tenham dúvidas, é de todos nós cearenses”, disse.

Segundo Serpa, o momento de escolha foi difícil, porque todos os desenhos e redações estavam muito bons. “Ficamos muito felizes com os resultados. Foram apenas seis vencedores, mas saibam que todos vocês são campeões”, finalizou o diretor-presidente. O diretor de gestão empresarial, Roberto Loureiro, mostrou-se muito feliz em vivenciar aquele momento, e declarou que o intuito da gestão do Porto do Pecém é fazer o porto e a comunidade cresçam juntos.
A Beatriz Fonteles, de apenas 11 anos e vencedora da categoria redação, não escondeu a felicidade por participar do evento e ser a campeã. “Estou muito satisfeita, pois aprendi um pouco mais sobre o porto e ainda venci”, disse. A mãe da garota aspirante à médica, Maria de Fátima, achou uma ótima oportunidade para a filha conhecer esta grande empresa instalada na região em que moram. “Eu estou muito orgulhosa da Beatriz por ela ter vencido e ter representando a escola dela neste momento. Eu também agora me sinto parte dessa história”, declarou Maria.

Parcerias importantes

Parte essencial de todo o processo foram os professores. A coordenadora do ensino fundamental I da E.E.F Poetisa Abigail Sampaio, Inara Lima, disse que foi gratificante realizar este trabalho em parceria com a Cearáportos. “Esperamos que esta seja a primeira edição outros concursos e projetos”, disse.

De acordo com Inara, esta é uma boa oportunidade para que as crianças da região possam visualizar o potencial do local onde moram. “Este concurso proporcionou aprendizado, integração entre os alunos e conhecimento sobre a região, especificamente o Porto do Pecém, fazendo com que eles também sintam que fazem parte de tudo o que acontece aqui”, declarou a coordenadora. No final do evento, as crianças participaram de um momento de recreação com a Turma do Tio Flavinho.

SAIBA MAIS:

Durante um mês os colaboradores do Porto realizaram visitas às escolas da região e disponibilizaram material com informações, que foram repassadas para as crianças, com o auxilio dos professores, e essenciais no processo de criação. A categoria desenho foi realizada com crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I, e redação com alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano).

TRABALHOS PREMIADOS:

Categoria DESENHO:
1º Lugar – Maria Gabriele Abreu Alcântara
Escola: E.E.F Poetisa Abigail Sampaio
Professor(a): Pedro Messias da Silva Neto
2º Lugar – Antônio Roniel Moreira de Sousa
Escola: E.E.F Euclides Pereira Gomes
Professor(a): Maria Eleni Araujo da Silva
3º Lugar – Isabela Souza Goes
Escola: E.E.F Governador Tasso Jereissati
Professor(a): Maria da Conceição Moreira Martins
Categoria REDAÇÃO:
1º Lugar – Ana Beatriz Fonteles
Escola: E.E.B Professora Alba Herculano Araújo
Professor(a): Maria Cileide de Almeida Gomes

2º Lugar – Pedro Hitalo Moreira da Silva
Escola: E.E.F Poetisa Abigail Sampaio
Professor(a): Maria do Socorro Oliveira Moraes
3º Lugar – Ingrid Pereira da Silva
Escola: Maria do Socorro Gouveia
Professor(a): Maria Edinilza Rodrigues de Sousa
Fonte: Ascom Cearáportos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp