Há menos de dez dias para o início do Campeonato Cearense, que começa no próximo dia 15 de janeiro, apenas dois estádios encaminharam documentação para o Ministério Público do Ceará (MP-CE): a arena Castelão e o Domingão, em Horizonte. De acordo com Josimar de Carvalho, diretor de gestão de patrimônio e estádio da Federação Cearense de Futebol (FCF), o Romeirão deve ser o próximo liberado para a competição. Segundo o diretor, troca de administração e mudanças nas exigências dos laudos atrasaram o processo.
Segundo Josimar, o procedimento realizado pela FCF é o de procurar as administrações dos estádios com quatro meses de antecedência ao evento principal. No caso, o Cearense. A entidade comunica aos administradores sobre a renovação de laudos e vistorias necessárias para liberação do uso do espaço. São necessários laudo do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e Vigilância Sanitária.
– Os estádios não são da Federação. Eles são municipais, estaduais ou alguns são particulares… Então, o nosso papel é avisar, orientar e acompanhar essa fiscalização. Mas esse foi um ano completamente atípico. Com o período eleitoral, alguns administradores foram exonerados. Então, ficou difícil resolver as pendências adotadas em tempo hábil. Houve uma dificuldade porque você não sabia nem a quem procurar – explicou Josimar.
Outro fator que também dificultou a regularização dos estádios foi a nova portaria do Ministério do Esporte que modificou algumas exigências dos laudos.
– Eles fizeram um padrão de vistoria e de exigências tomando como base as arenas, que são estádios internacionais. E esse mesmo padrão de exigência passou a ser solicitado para pequeno e médio porte. Isso foi um dos percalços. Estamos correndo para que essas providências sejam tomadas a curto prazo para que os estádios sejam liberados para o limite da
competição – explicou.
Até a manhã desta sexta-feira (6), a Arena Castelão e o estádio Domingão, em Horizonte, foram os únicos a encaminhar documentação para o Ministério Público (MP-CE). A Federação espera que, na segunda ou terça-feira, a liberação dos estádios seja feita pelo MP-CE. Já que isso não pode ser feito anteriormente devido ao recesso do órgão, que volta às atividades somente na próxima segunda-feira (9).
– A documentação dos outros estádios devem chegar gradativamente para, então, ir ao MP-CE que é o responsável por analisar e recomendar ou não a liberação dos estádios. Já temos uma certa expectativa de que no início da semana esses dois estádios estejam aptos.
Estou em Juazeiro resolvendo pendências para providenciar a homologação do Romeirão também para o início da semana. Até segunda as documentações dos outros estádios devem chegar. Então a gente deve trabalhar, de forma tranquila, com dois ou três estádios para o início do campeonato – explicou Josimar.
A expectativa é de que outros oito estádios entreguem documentação para receber jogos do Cearense: Perilão (Itapipoca), Junco( Sobral), Domingão (Horizonte), Bandeirão (Limoeiro do Norte), Coliseu( Alto Santo), Inaldão( Barbalha), Romeirão( Juazeiro do Norte) e Mirandão (Crato). Com a participação de dez times, o Campeonato tem início no próximo dia 15 de janeiro (domingo).