Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Dez jovens cearenses buscam vagas para representar o Brasil em duas olimpíadas internacionais. Os selecionados fazem parte de um grupo de 28 estudantes do ensino médio classificados entre mais de 744 mil inscritos. Os alunos cearenses já foram destaque na XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

 

Dos 28, cinco serão selecionados para a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, OLAA 2017 e outros cinco para a International Olympiad on Astronomy and Astrophysics , IOAA 2017 .Alguns dos estudantes cearenses participaram de treinamentos de uso de telescópio e de reconhecimento do céu, no Planetário Rubens de Azevedo e no Observatório Astronômico da Seara da Ciência.

 

A OBA é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Agência Espacial Brasileira (AEB) e Eletrobras Furnas. Os treinamentos na Seara e no Planetário são financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela SAB.

A segunda prova para a seleção de dez representantes titulares do Brasil será realizada em agosto, em São Paulo. Os outros dez alunos melhor classificados compõem equipe de suplentes. A OLAA 2017 será realizada de 8 a 14 de outubro, em Antofagasta, no Chile. Já a IOAA 2017 ocorrerá de 12 a 21 de novembro, em Phuket, na Tailândia.

Na OLAA 2016, realizado na Argentina, o Brasil ficou em primeiro lugar. Os brasileiros trouxeram para casa duas medalhas de ouro, duas de prata e um bronze.