Chamariz de assaltos, os smartphones, a partir de setembro, poderão ser bloqueados de uma forma mais fácil a partir de 23 de setembro. À pedido do Gabinete de Intervenção Federal, a implantação do sistema de bloqueio de novos celulares, que entraria em vigor a partir de dezembro, será antecipado pela Anatel. O oobjetivo é que haja uma redução significativa ao roubo e adulteração desses aparelhos telefônicos móveis, já que eles se tornaram objeto de desejo dos criminosos tanto no roubo de rua quanto nas lojas e depósitos, além de diminuir também o comércio paralelo.

O cronograma para implantação do sistema de bloqueio será por meio dos projetos Siga Me e IMEI (Identidade Internacional de Equipamento Móvel, em inglês), através do site Celular Legal. Após a notificação feita, as empresas de telefonia devem avisar, via mensagem de texto (SMS), os clientes de que o aparelho não é regularizado e será bloqueado, tendo a linha e o pacote on-line suspensos. A medida também vai atingir quem comprar aparelhos sem certificação da Anatel, com o IMEI inválido.

De acordo com a pesquisa Mobile Time/Opinion Box, que ouviu 2.072 usuários de celular, em um ano, subiu de 39% para 49% a porcentagem de brasileiros que já tiveram ao menos um telefone furtado ou roubado. A Anatel informa que, dentre as 235 milhões de linhas no país, 20 milhões são do Rio. A densidade é de 123% por habitante, sendo mais de uma linha por pessoa.

 

Com informações O Globo