A cena se repete, não no Ceará, mas no Estado da Bahia, onde uma idosa, de 93 anos, identificada como Maria Marta de Jesus, precisou, no último dia 23, ser transportada em uma maca até à agência do Bradesco, no Município de Serra Preta, para provar que estava viva.
A cena semelhante já foi registrada, como destacou o site cearaagora, na cidade de Santa Quitéria, onde familiares passaram, no mês de fevereiro de 2023, pelo constrangimento e humilhação após a agencia do Bradesco exigir que a idosa Maria Silva Bento, que passava por hemodiálise três vezes, por mês, em Sobral, deveria comparecer à agência para realizar a prova de v ida para não ter o benefício do INSS bloqueado.
Humilhação e revolta: idosa, que realiza hemodiálise, é levada de maca para fazer prova de vida em agência do Bradesco de Santa Quitéria
A exemplo do que aconteceu em Santa Quitéria, os familiares da idosa do Estado da Bahia, também, mostram, pelas redes sociais, um vídeo para expor a situação a que Maria Marta de Jesus foi submetida. Segundo o filho da idosa, Cláudio Mascarenhas, a mãe é paraplégica, tem fratura no fêmur e artrose.
Cláudio disse que pediu uma ambulância em um hospital local para levar a mãe à agencia bancária e evitar que o benefício não fosse liberado.
Após a repercussão caso, o Bradesco disse “lamentar o ocorrido” e esclareceu que “segue as regras do INSS relativas à comprovação de prova de vida pelo beneficiário”. Ainda segundo o banco, o caso da idosa “foi solucionado com o cliente”.