Censo 2022: 93 mil cearenses não têm banheiro ou sanitário em casa

Ainda há pessoas que vivem sem banheiro ou sanitário em casa em todos os 184 municípios do Ceará, conforme os dados do Censo Demográfico de 2022. Em 28 cidades, o número ultrapassa mil residentes sem local adequado para as necessidades fisiológicas. Ao todo, 93.979 cearenses vivem nessa condição de vida. Granja, na região Norte, é a cidade que tem maior quantidade absoluta de domicílios e residentes sem banheiro. Ao todo, 6.934 pessoas moradoras de 2.198 domicílios não têm acesso ao sanitário em casa, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que elabora o Censo. Já Salitre, no Cariri, é o município com maior proporção de domicílios sem banheiro ou sanitário no Estado. Das 5.367 residências da cidade, 983 não têm acesso ao cômodo ou ao aparelho, o que corresponde a 18,32% do total.

A população que não tem acesso a banheiro representa 1,1% do total do Ceará. Outros estados se destacam negativamente, como o Piauí, que tem 5% dos residentes sem banheiro ou sanitário em casa, representando a maior taxa do País. Os dados do Censo Demográfico de 2022, também mostraram estatísticas de esgotamento sanitário. No Ceará, 40,1% da população moram em domicílios conectados à rede de coleta de esgoto e 60% dos cearenses não têm acesso ao serviço. Outros 20% utilizam fossa séptica como forma de descartar os dejetos domiciliares.