Há exatos 13 anos, o Governo do Ceará apostava na inclusão e na participação do cidadão cearense na gestão com a universalização ao acesso ao serviço de Ouvidoria do Estado. Nascia a Central de Atendimento Telefônico 155, localizada no município de Canindé, que recebe manifestações de todo Estado.

Ao longo de 13 anos de funcionamento a Central vem contribuindo de forma efetiva para o fortalecimento da cidadania e do controle social. No período compreendido entre 2008 a 2020, o órgão acumula cerca de 1.200.000 atendimentos, desses 132.994 atendidos somente no ano de 2020, com demandas de ouvidoria, solicitações de informações e consultas das manifestações.

A equipe da Central, além de atender o cidadão realiza os retornos das manifestações via telefone e WhatsApp. Nos últimos dois anos foram efetuadas 78.270 respostas.

“O serviço foi criado para que você, cidadão cearense, manifeste sua opinião sobre a administração pública estadual, contribuindo para a qualidade e a transparência das ações do Governo do Ceará”, ressaltou o secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Aloísio Carvalho.

“Já são 13 anos de atuação, com a Central de Atendimento 155 ganhando relevância no seu papel fundamental de ser um canal direto do cidadão com a gestão estadual”, concluiu o secretário.

Um canal de empatia

Os atendentes da Central estabeleceram junto aos cidadãos uma relação de confiança e empatia, o que fez com que o canal de controle social se tornasse o mais procurado pela população cearense.

Em meio ao enfrentamento à pandemia do Coronavírus, em parceria com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), a CGE realizou treinamento para que os atendentes da Central de Atendimento 155 fornecessem informações e orientações acerca dos benefícios sociais concedidos pelo Governo do Ceará em decorrência da pandemia, tais como: vale gás e vale alimentação aos estudantes de escolas públicas estaduais.

Outra ação para melhorar o atendimento ao cidadão foi em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesa), na transferência de ligação direta da Central de Atendimento 155 para o número do Plantão Coronavírus nos casos em que o cidadão precisasse de atendimento médico ou psicológico.

As ações tiveram como objetivo dar celeridade ao volume expressivo de demandas, garantindo o acesso a informações de qualidade e de forma tempestiva.

Mais do que 155

A equipe da Central, ao longo dos 13 anos, participou de ações descentralizadas de ouvidoria ativa promovidas pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) durante os festejos de São Francisco e das ações de cidadania desenvolvidas pelo Sistema Verdes Mares. Além disso, a equipe integrou a interiorização do Projeto de Educação Social nos municípios da região Central de Canindé, realizando palestras nas escolas públicas para cerca de 2.500 alunos.