A Enel afirma, por meio de nota, que a assistente virtual Elena, com prefixo do Rio de Janeiro, é mais um canal de acesso dos consumidores e que, em 2023, recebeu 2 milhões de ligações.
“Com acesso fácil, rápido e didático, o atendimento é feito virtualmente, com auxílio da inteligência artificial, dando mais agilidade e eficiência ao suporte”, justifica a Enel, ao responder crítica deste site à demora no atendimento virtual.
O descaso da Enel com a população do Ceará tem sido alvo de críticas de deputados estaduais. O presidente da CPI, que apura denúncias contra a empresa, deputado Fernando Santana (PT), acusou a empresa de covardia, desumanidade e que tem um 0800 que não atende, nem responde aos clientes. Abaixo, Nota se Esclarecimento da Enel.
Nota – Enel Distribuição Ceará
Sobre a Elena, assistência virtual da companhia, a Enel Distribuição Ceará informa que se trata de mais uma opção de canal de atendimento ao cliente, que foi implantado ainda em 2019 e, durante o ano de 2023, registrou mais de 2 milhões de atendimentos na Enel Ceará. Ainda no ano passado, a média de usuários únicos que utilizaram o canal no estado foi de 587 mil por mês. Com acesso fácil, rápido e didático, o atendimento é feito virtualmente, com auxílio de inteligência artificial, dando mais agilidade e eficiência ao suporte. A empresa esclarece que com a Elena, o cliente pode solicitar, sem sair de casa e sem custo, diversos serviços da companhia, como segunda via, consulta de débitos, comunicar e consultar aviso de falta de luz, dentre outros. Além disso, a assistente virtual também faz esclarecimentos e orienta o consumidor sobre outros serviços da companhia.
A Enel Ceará reforça que, por utilizar o auxílio de inteligência artificial, o DDD cadastrado ao número não interfere no atendimento, uma vez que a interação com o chat é feita por uma tecnologia que possibilita a interação do usuário simulando o diálogo com uma pessoa real. Nos serviços em que há necessidade de interação humana, o atendimento é repassando para um atendente do Ceará. É importante ressaltar que o mesmo canal é disponibilizado também para os clientes de São Paulo e do Rio de Janeiro, por meio do mesmo número, sendo necessário informar, antes de iniciar o atendimento, em qual estado o consumidor reside. Acionado através do WhatsApp, toda resposta ao atendimento é feita em forma de texto.