No Mês da Consciência Negra, o Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (CCBNB Fortaleza) oferece programação especial com apresentações em diversas linguagens artísticas. O equipamento funciona de terça a sábado, no Centro de Fortaleza. Todas as atividades são gratuitas.
Nesta quarta-feira, 13, às 19h, ocorrem duas oficinas de formação artística, nas quais os participantes aprendem técnicas sobre penteados da cultura africana e dicas sobre tranças e uso do turbante. No mesmo horário, acontece a performance musical do Coletivo Cultural Reggae, acompanhado pela The Reggae Band. Trata-se de homenagem aos astros do reggae jamaicano e mundial, como Bob Marley, Peter Tosh, The Gladiators, Alpha Blondy, dentre outros.
Na quinta-feira, 14, às 18h, é a vez do espetáculo “Na Paz”, baseado no sofrimento de uma mãe negra que perdeu seu filho para a violência. A protagonista questiona sobre onde mora a paz e por que a paz nunca olhou para ela. Às 18h40, o grupo Negragem realiza roda de conversa sobre ancestralidade africana, seus tabus e suas práticas.
E na sexta-feira, 22, ao meio-dia, a cantora Luiza Nobel apresenta o show “Baile Preto”. Com repertório de percussão forte e ritmo swingado, Nobel usa sua voz singular para passear pelo maculelê, samba, blues, jazz e funk, gêneros presentes nas músicas de Criolo, Sandra de Sá e Elza Soares.
Serviço
Oficina de Turbantes
Dia 13, quarta-feira, 19h
Local: Palco Pequeno – CCBNB Fortaleza
Oficina de Tranças
Dia 13, quarta-feira, 19h
Local: Hall da Recepção – CCBNB Fortaleza
Na Paz
Dia 14, quinta-feira, 18h
Palco CCBNB – CCBNB Fortaleza
Sobre a ancestralidade
Dia 14, quinta-feira, 18h40
Local: Hall da Recepção – CCBNB Fortaleza
Luiza Nobel
Dia 22, sexta-feira, 12h
Local: Palco Pequeno – CCBNB Fortaleza