O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), inaugurou, nesta sexta (29), o Centro Especializado de Vacinação para Pessoas com Diabetes.

A abertura do espaço visa facilitar o acesso à imunização para pessoas diagnosticadas com essa condição crônica atendidas na rede especializada. Serão ofertadas vacinas de rotina e vacinas recomendadas a pessoas com condições clínicas especiais, como o diabetes. Terão acesso ao serviço, além dos usuários do CIDH, pessoas encaminhadas pela rede especializada do Estado e do município de Fortaleza.

Para as vacinas especiais, é necessário apresentar prescrição e relatório médico. Na prescrição, os profissionais devem seguir os critérios do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie).

Saiba mais no guia do Ministério da Saúde

Inauguração contou com a presença da secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho

A previsão é de que cerca de 550 doses sejam aplicadas por mês. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas, na sede do CIDH, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

Planejado neste ano, o espaço passou por obras de readequação, orçadas em R$ 40 mil, e recebeu investimento de R$17 milhões em doses de vacinas de rotina e de imunizantes especiais provenientes do Ministério da Saúde. Pacientes com hipertensão acompanhados no local também poderão ter acesso aos imunizantes que fazem parte do calendário de vacinação.

“Ampliar cada vez mais a cobertura vacinal no Ceará e proteger a população cearense de inúmeras doenças é um compromisso do governador Elmano de Freitas. Portanto, a entrega desse centro pela Secretaria da Saúde representa mais uma iniciativa para o fortalecimento da imunização no Estado. Vacinas salvam vidas e são seguras. Proteja-se!”, ressaltou a secretária de Saúde do Estado, Tânia Coelho, presente na inauguração.

Francisca Leide Marinho Marques é atendida no CIDH e se vacinou na manhã desta sexta (29). Ela destaca a facilidade do acesso como principal ponto favorável do novo serviço. “Vai melhorar bastante para a gente, que é acompanhada aqui. Só de não precisar sair para outros lugares, vai ser bem melhor. Foi uma ótima escolha”, destaca ela.

Lista de vacinas disponíveis – vacinas de rotina

Hepatite B
DT (Difteria e Tétano)
Tríplice (Alérgicos)
Tríplice (Não Alérgicos)
Tetra viral
Varicela
Febre Amarela
Meningo C
Meningo ACWY
HPV
VIP (Vacina Inativada Poliomielite)
Pneumo 10
Rotavírus
Pentavalente
Hepatite A
DTPa
Influenza
XBB covid

Vacinas especiais – Mediante prescrição e relatório médicos, de acordo com critérios do Crie

Hepatite A – Adulto
Pneumo 23
Hexavalente
HIB (Haemophilus Influenzae)

Histórico

O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão foi fundado em 1988, integrando a rede de saúde do Estado. A instituição tem a missão de prestar assistência especializada, ensino e pesquisa em diabetes e hipertensão, de alto ou muito alto risco, ou seja, pessoas que apresentam algum tipo de complicação associada às condições crônicas.

O CIDH realizou 78.126 atendimentos de janeiro a setembro de 2024 a pessoas com hipertensão, diabetes, puberdade precoce, baixa estatura e outras endocrinopatias. Além das pessoas encaminhadas pela atenção básica e por hospitais, a unidade também funciona como “porta aberta” para pessoas que precisam de cuidado no serviço conhecido como pé diabético; diabetes na gestação e pessoas com diabetes tipo 1.

Serviço

Centro Especializado de Vacinação para Pessoas com Diabetes
Rua Silva Paulet, 2406, Dionísio Torres, Fortaleza (CE)
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas (acesso do portão até às 16h)
Quem pode acessar:
Pacientes atendidos no CIDH
Pessoas encaminhadas pela rede especializada do Estado e do município de Fortaleza.
Mais informações: (85) 3101-1531

Ônibus:

Antônio Sales com Rua Dr. José Lourenço
74 – Antônio Bezerra/Unifor
76 – Conjunto Ceará/Aldeota/Papicu
79 – Antônio Bezerra/Náutico
96 – Expresso Cj. Ceará/Papicu
222 – Antônio Bezerra/Papicu/Ant. Sales
702 – Antônio Sales/Dionísio Torres/Centro
1074 – Antônio Bezerra/Unifor/TRE
1203 – Messejana/ BR-116/Aldeota

Barão de Studart (Parada do Laboratório Central de Saúde Pública)
011 – Circular I/Centro
044 – Parangaba/Papicu/Montese
045 – Conjunto Ceará/Papicu/Montese
085 – Lagoa/Aldeota
099 – Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart

Barão de Studart (Parada Torre Quixadá)
012 – Circular II/Centro
701 – Parque Americano/Centro
044 – Parangaba/Papicu/Montese
045 – Conjunto Ceará/Papicu/Montese
085 – Lagoa/Aldeota
099 – Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart