O centro-norte do Ceará deverá concentrar as principais chuvas do Estado até este sábado (4), segundo previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Para esta sexta-feira (3), a tendência é que os maiores acumulados ocorram ao longo da faixa litorânea, no Maciço de Baturité, Ibiapaba, além das porções norte da Jaguaribana do Sertão Central e Inhamuns. São esperadas precipitações variando entre moderada e forte. Já para o sábado, a Funceme indica cenário semelhante.
A Funceme indica ainda previsão de chuvas para o centro-sul, porém, em ambos os dias, são esperados registros mais isolados.
Por fim, no próximo domingo (5), a previsão, neste momento, aponta para redução relativa dos acumulados, de forma geral, isto é, céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens, com alta possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões.
As chuvas esperadas têm relação com a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se encontra em torno de 1ºS, ou seja, mais próximo à costa norte do Nordeste. Destaca-se ainda a presença de um cavado em superfície sobre o Atlântico, a leste do Nordeste, próximo ao litoral do Rio Grande do Norte.
Além dos sistemas citados acima, as chuvas também estão associadas ao sistema de brisa e aos efeitos locais (combinação de temperatura e umidade, além da interação da circulação dos ventos com o relevo).