Cerca de 35 pássaros silvestres foram apreendidos nessa segunda-feira, em uma feira livre no bairro Henrique Jorge. A apreensão foi feita pelo Batalhão de Polícia Ambiental do Estado do Ceará, solicitada pela Sociedade Protetora Ambiental do Ceará, que há muito tempo recebia denúncias sobre a venda das aves neste ponto. Ninguém foi autuado no local. Com a chegada da polícia, os vendedores se dispersaram, deixando as gaiolas.
Até agosto desse ano, aproximadamente 4 mil pássaros foram resgatados pela Polícia Ambiental, resultando em um número de 500 animais por mês. Em 2016, foram 3.816 animais, no mesmo período.
Entre os animais apreendidos estão o Primavera, Azulão e Canário da Terra, pássaros raramente vistos. O Canário, inclusive, está em extinção. Além deles, raças como Galo Campina, Sabiá, Golinhas, Bigodeiro, Bicudo e Sanhasu também foram resgatados.
Para o presidente da Sociedade Protetora dos Animais do Ceará, Márcio Sousa, animais silvestres engaiolados para venda representam uma grande perda na fauna brasileira. Depois de apreendidos, os animais foram encaminhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), mais precisamente ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde após serem tratados, serão devolvidos ao habitat natural.