Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Preocupado em garantir acessibilidade a todos os eleitores nestas eleições municipais, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará está com inscrições abertas para mesários voluntários que saibam Libras, a língua brasileira de sinais. Para este pleito, 7.863 eleitores se declararam como deficientes auditivos e irão precisar de auxílio na hora do voto.

As inscrições seguem até quarta-feira(16) e podem ser feitas pelo site do TRE-Ce. Os voluntários especialistas em Libras terão os mesmos direitos dos demais mesários já inscritos, além de também receber os equipamentos de segurança sanitária.

De acordo com o último levantamento disponibilizado pelo TRE-CE, a previsão é que cerca de 55 mil eleitores, com as mais diversas limitações físicas, participem destas eleições. Segundo dados de 2018, Fortaleza teve, desse total, quase 13 mil.

Lembrando que, para as Eleições Municipais 2020, as urnas eletrônicas trarão uma inovação tecnológica com a utilização de um sistema leitor de tela, semelhante aos que existem nos aparelhos celulares. A ferramenta será habilitada ao eleitor com deficiência visual, narrando o passo a passo do procedimento, como já existia antes, mas agora também falando o nome do candidato antes de confirmar o voto.