Está marcado para a próxima quarta-feira (06), o leilão dos excedentes da exploração do pré-sal. Inicialmente, 14 empresas, entre nacionais e estrangeiras, se habilitaram para participar dessa rodada. A estimativa de arrecadação é de R$ 106 bilhões, com grande parte desse total sendo distribuída para estados e municípios, de acordo com lei aprovada pelo Congresso Nacional no mês de outubro.

O megaleilão  foi anunciado pelo governo como o maior leilão de óleo e gás já feito no mundo em termos de potencial de exploração de petróleo e de arrecadação. A importância do leilão se deve não só aos bilhões de reais envolvidos e à quantidade gigantesca de reservas de petróleo que estão sendo oferecidas, mas também ao alívio que esse dinheiro extra poderá trazer para os cofres do governo federal, dos estados e dos municípios.

Até agora, a maior arrecadação com um leilão na área de petróleo no país foi a da 16ª Rodada da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizada em 10 de outubro, que garantiu à União R$ 8,915 bilhões.

No megaleilão desta quarta, serão definidas as empresas que vão retirar óleo de reservas do pré-sal chamadas de excedente da cessão onerosa. Recebem esse nome porque o petróleo dessas reservas excede os 5 bilhões de barris garantidos pelo governo à Petrobras na operação da cessão onerosa, realizada em 2010.

(*) Com informações da Agência Senado