Com o objetivo de integrar e aperfeiçoar os serviços das Ouvidorias e os Serviços de Informação ao Cidadão do Estado, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou, na manhã desta quarta-feira (22), a primeira reunião da Rede de Fomento ao Controle Social do Estado de 2017. Na ocasião, foi apresentado o Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão e seu processo de construção, que conta com a participação ativa dos ouvidores setoriais e de outros profissionais da área de controle social.
“Com a realização de mais uma reunião da Rede de Fomento ao Controle Social, a primeira de 2017, nós reforçamos a necessidade dos ouvidores e responsáveis pelos Serviços de Informação ao Cidadão do Estado estarem sempre compartilhando informações e até mesmo experiências vivenciadas. Hoje, a Rede de Controle Social do Estado é um exemplo a ser seguido não só por outros órgãos, mas também por outros Estados. Com isso, nós temos uma responsabilidade muito grande de estar sempre evoluindo nesse processo”, frisou o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá, sobre a importância dos encontros bimestrais da rede.
Iniciando as atividades da reunião, o gerente de projetos da Caiena Desenvolvimento e Tecnologia, Nilson Oliveira, apresentou o processo de desenvolvimento do projeto e aplicou uma pesquisa qualitativa que subsidiará o desenvolvimento da ferramenta. “É muito enriquecedor para nós, que estamos desenvolvendo o sistema, ouvir as histórias vivenciadas e as experiências obtidas pelos membros da rede de Fomento ao Controle Social, pois assim nós poderemos criar um sistema mais próximo das necessidades do cidadão”, destacou o gerente de projetos.
A pesquisa, feita de forma online e ainda durante a reunião, teve como objetivo extrair conteúdo das experiências vivenciadas pelos membros da rede, enriquecendo o processo de construção do sistema, que visa fornecer ao cidadão uma ferramenta mais completa e que atenda as expectativas e necessidades dos cidadão.
Ainda durante a reunião, a orientadora da Célula de Acesso à Informação da CGE, Larisse Moreira, apresentou o Projeto de Educação à Distância, que está sendo desenvolvido pela CGE, em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, por meio de financiamento do Banco Mundial. O projeto visa oferecer um curso na modalidade EAD, com o objetivo de capacitar a população cearense para o desenvolvimento da consciência cidadã e disseminar o conhecimento sobre Controle Social.
Encerrando o encontro, o orientador da Célula de Ouvidoria da CGE, Jean Lopes, apresentou detalhes da Avaliação de Desempenho de 2016 das Ouvidorias Setoriais. Durante o mês de janeiro, uma equipe de técnicos da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social da CGE visitou cada uma das setoriais fazendo uma avaliação de estrutura e espaço físico.
Sistema de Relacionamento Público com o Cidadão
Para dar continuidade ao processo de desenvolvimento do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão será realizada, nesta quinta-feira (23), a oficina “Das pessoas aos processos”, que marca o início das atividades do quarto ciclo de trabalhos do projeto. O objetivo da reunião é envolver os participantes em atividades de mapeamento e validação de processos a serem implantados no sistema.
Com informação da A.I