Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Visando dar continuidade ao levantamento de informações estratégicas do Estado, que auxiliarão na construção do Sistema de Informações Estratégicas de Controle (SIEC), a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou, nesta segunda-feira (06), o Seminário de Informações que compõe a quarta etapa de desenvolvimento do projeto. Conduzido pela empresa que está desenvolvendo o sistema, a Ivia Inovações e Tecnologias, o seminário relaciona e consolida as necessidades informacionais vinculadas à atuação institucional da CGE, contribuindo para a função de inteligência das instâncias de Governança, dos órgãos e entidades do Poder Executivo.

Para o secretário adjunto da CGE, Marconi Lemos, o projeto Sistema de Informações Estratégicas de Controle irá otimizar o trabalho dos órgãos e entidades estaduais, garantindo celeridade nas atividades realizadas. “O SIEC será um projeto divisor de águas para a CGE, pois atualmente, nós desperdiçamos muito tempo em busca de informações que servem para subsidiar as atividades que realizamos. Com o sistema estas informações serão concentradas de forma estratégica, otimizado o tempo e o trabalho”.

O projeto do SIEC está sendo construído por meio da realização de um conjunto de etapas que passam por levantamento de informações, projeto de armazenamento/exibição de informações, implementação, implantação e treinamento no sistema. Além desta etapa de levantamento de informações institucionais da CGE, o projeto passou pelas etapas de levantamento de expectativa dos gestores estaduais, levantamento de informações existentes nos sistemas estaduais e levantamento de informações existentes no ambiente externo ao Estado.

Saiba mais

O Sistema de Informações Estratégicas de Controle visa agregar em uma ferramenta tecnológica os dados que estão dispersos em sistemas informatizados de órgãos/entidades do Estado, com o intuito de gerar informações estratégicas de controle, fornecendo subsídios à atuação da CGE/CE, das instâncias de governança e aos responsáveis pelo controle interno nos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado Ceará, contribuindo para a tomada de decisão.

O projeto de implantação do SIEC está previsto no Planejamento Estratégico da CGE 2015-2022 e será realizado por meio de um acordo de cooperação técnica firmado pelo Governo do Estado do Ceará com o Banco Mundial, no âmbito do PforR.

Com informação da A.I