Mesmo com o decreto da governadora Izolda Cela desobrigando o uso de máscara em ambientes fechados no Ceará, a decisão sobre essa flexibilização no interior da Assembleia Legislativa do Ceará só será tomada nesta semana. Até lá, deputados, assessores, servidores e visitantes devem continuar com a proteção para circular na Casa.

Conforme o anúncio feito pela gestora do executivo estadual, o uso do equipamento passa a ser facultativo nos locais fechados. No caso da Assembleia, a demora na decisão ocorre porque a medida precisa ser regulamentada para valer internamente na Casa, o que só deve ser feito na próxima reunião da Mesa Diretora, realizada todas às quartas-feiras (20).

Há ainda a possibilidade de que uma reunião extraordinária do grupo seja convocada somente para decidir acerca da flexibilização. Com o feriado da última sexta-feira, a decisão deve ficar mesmo para esta semana. Desde o início da pandemia da Covid-19, as medidas previstas nos decretos estaduais são tomadas em conjunto com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia. O grupo, que inclui, além da governadora, representantes de diversas instituições, conta também com a participação do presidente da Assembleia, o deputado Evandro Leitão.