Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O projeto de implantação de uma refinaria no Complexo Industrial e Portuário do Pecém ganha novo capítulo no próximo dia 6, no Rio de Janeiro, com assinatura do acordo de financiamento do projeto, na sede do China Development Bank (CDB) no Brasil. O Governo do Estado pretende entrar como sócio no projeto com uma participação de 10%. O governador Camilo Santana (PT) já havia assinado Memorando de Entendimento para viabilizar o empreendimento. Concluída essa etapa do financiamento, as atenções se voltarão para a conclusão do projeto e para os estudos ambientais. O grupo empreendedor Qingdao Xinyutian Chemical Co. fará investimento da ordem de US$ 4 bilhões. A expectativa é de gerar 10 mil empregos na fase de construção e 8 mil postos permanentes entre diretos e indiretos. A previsão inicial é de que a unidade de refino produza até 300.000 barris/dia.

Meheco

Os chineses da Meheco Corporation estiveram esta semana visitando a ZPE. Técnicos da gigante chinesa finalizam estudos para a implantação de duas empresas de saúde, uma no Eusébio e outra na área alfandegada da ZPE, destinada à exportação.

Inadimplência

O comércio já sentiu uma melhora nas vendas, mas a taxa de inadimplência no Ceará continua preocupante. O percentual, segundo a Pesquisa de Endividamento do Consumidor, realizada pela Fecomércio para este mês de novembro, é de 9%. O tempo médio de atraso é de 62 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro.

Dessaliniza I

O governador Camilo Santana está na Itália e visita nesta quinta-feira (23), empresas na área de dessalinização. Camilo está em Roma em viagem oficial onde hoje (22) tem encontro com o papa Francisco. Estudo para a planta de dessalinização que será instalado já foi licitado e será aberta licitação para iniciar a construção da maior usina de dessalinização de água do País.

Dessaliniza II

Em outubro, dois consórcios, sendo um coreano e um espanhol, entregaram propostas de manifestação de interesse em apresentar estudos para instalação de uma Planta de Dessalinização de Água Marinha para a Região Metropolitana de Fortaleza, com capacidade de 1 metro cúbico (m³) por segundo. Os grupos internacionais, que atuam no País, são liderados pela empresa sul coreana GS Inima Brasil e pela espanhola Acciona Água S/A.

Empregos

38 municípios cearenses tiveram saldo positivo de empregos no mês de outubro. Ao todo, levando em consideração apenas essas cidades, foram 2.830 postos de trabalho, número que decorre da diferença entre 30.364 admissões e 27.534 demissões no décimo mês do ano, conforme dados do Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho. Caucaia, por exemplo, registrou um saldo positivo de 121 vagas.