Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Nos últimos sete dias, o Castanhão foi o açude que recebeu maior aporte, com 36,4 milhões de metros cúbicos. Descontado aquilo que evaporou e o volume de água liberado, o volume do açude aumentou 28 milhões de metros cúbicos, cerca de 0,82% no volume total. Mesmo que pareça pouco, o acréscimo é significativo diante do tamanho do Castanhão. Com o aumento do volume, pela primeira vez neste ano, o nível do maior e mais importante reservatório do Ceará passou de 5. No acumulado do ano, o Castanhão acumula aporte de 127,7 milhões.

O segundo maior açude do Estado, O Orós, também apresenta crescimento significativo ao longo do mês de abril, passando de 5,25% no dia para 8,14%. Nos últimos sete dias, o Orós recebeu aporte de 32,4 milhões de metros cúbicos. Na última semana, o açude recebeu mais da metade da água que entrou desde o começo de 2019.

No acumulado do ano, o açude com maior aporte no Ceará é o Araras, localizado em Varjota, na Zona Norte do Estado. O Estado tem hoje 32 açudes sangrando e outros dois estão próximos da capacidade máxima.