O senador Cid Gomes participou, na manhã desta sexta-feira (30), de audiência pública da Assembleia Legislativa do Ceará que debateu os cortes de recursos para universidades e institutos federais de todo o País. A realização do debate foi resultado de solicitação do presidente da Comissão de Educação da Casa, deputado Queiroz Filho, e contou com a participação do presidente da Assembleia, José Sarto, de parlamentares estaduais e federais, além de reitores das universidades cearenses e do Instituto Federal do Ceará.
Cid Gomes lembrou que o percentual de cortes chega a 30% dos valores repassados para custeio e investimento das instituições, o que já está inviabilizando o funcionamento. O Senador reforçou a importância de continuar a mobilização, não só nos parlamentos, mas com toda a população, especialmente na comunidade escolar.
Não é cortando da educação que a gente vai conseguir resolver os problemas do presente e com certeza vamos comprometer o futuro. Estamos tratando de gerações, a maioria filhos de trabalhadores, que estão tendo a oportunidade de frequentar uma universidade, ressaltou.
Cid voltou a defender o orçamento impositivo, que torne a previsão de receita mais condizente com a realidade e defina as despesas que deverão obrigatoriamente ser cumpridas.
O orçamento impositivo evitará que esses contingenciamentos sejam feitos por meio de decreto presidencial, como foi feito agora com os recursos da educação, finalizou.