Nesta terça-feira (25), os cidadãos que passaram pelo Vapt Vupt do bairro Antônio Bezerra puderam conhecer e utilizar pela primeira vez o Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão. A nova plataforma que está sendo desenvolvida pela Caiena Tecnologia e Design, sob a gestão da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), tem como objetivo fornecer ao cidadão uma ferramenta eficiente e de fácil acesso para a participação popular na gestão pública.
“Nesse processo de aproximar o Estado da população e transformar o Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão em uma ferramenta bastante convidativa à sociedade, nós estamos realizando o teste do primeiro módulo do sistema no Vapt Vupt, um espaço que recebe grande fluxo de pessoas e oferece diversos serviços do Estado. Assim, nós teremos um sistema para o cidadão, construído pelo cidadão”, destacou o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá.
Durante a primeira demonstração pública da plataforma, os cidadãos puderam conhecer o propósito do novo sistema, além solicitar informações referentes aos serviços oferecidos pelo Estado. Ainda na ocasião, os presentes puderam realizar demandas de ouvidoria, que serão cadastradas pela Coordenadoria de Fomento ao Controle Social da CGE e posteriormente encaminhadas às setoriais do Estado.
Para Caio Marques, diretor da Caiena Tecnologia e Design, o envolvimento dos cidadãos é fundamental para a construção de um sistema efetivo. “Nosso objetivo com a demonstração pública é permitir que o cidadão possa participar de maneira efetiva da construção do Sistema Público de Relacionamento, não à toa que o conceito principal que tem guiado todas as ações desse projeto é o cidadão em primeiro”, ressaltou.
Ao final de cada acesso dos cidadãos ao sistema, foram aplicadas pesquisas de satisfação que auxiliarão a Caiena na implementação da nova plataforma, atendendo as expectativas da população.
Passando pelo Vapt Vupt para solicitar nova documentação, a estudante Camila Penha se disse surpresa ao descobrir que o Estado já dispunha de sistemas de controle social. “Eu de fato não sabia que o Governo do Estado disponibilizava sistemas para que o cidadão pudesse se expressar. Por diversas vezes, eu quis fazer uma reclamação ou um elogio mas não sabia como fazê-los, então acabava desistindo”, afirmou.
Em relação ao novo sistema, a estudante comentou sobre a linguagem acessível. “Eu achei interessante por que a linguagem usada no sistema é muito fácil, então dá para abranger todo tipo de público, tenha ele conhecimento ou não sobre os assuntos que estão dispostos ali”.
Já para recepcionista Daiane Ribeiro, a linguagem acessível é algo fundamental para que o sistema seja eficiente. “Recentemente, eu precisei utilizar um serviço de saúde do Estado e fiquei insatisfeita. Na ocasião eu até tentei reclamar, mas também não tive sucesso. Com isso, fiquei bem satisfeita em saber que esse novo sistema será mais prático e ágil que o anterior”, comentou.
Com informação da A.I