Cartões-postais de diversas cidades brasileiras recebem, a partir de hoje (2), iluminação especial em homenagem ao Outubro Rosa, movimento mundial de combate ao câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, 59.700 mulheres terão algum tipo de contato com este tipo de câncer, o segundo mais recorrente entre as mulheres no país.
A campanha ocorre anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama. As ações promovem a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
A campanha também busca fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença, além de enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta a alterações suspeitas.
De acordo com o Inca, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A doença também acomete homens, sendo porém mais rara, representando 1% do total de ocorrências.
Brasília
Em Brasília, o Congresso Nacional recebeu recebe iluminação especial a partir desta terça-feira. A iluminação rosa da Câmara e do Senado marcou o início das atividades no Congresso, que terá vários eventos alusivos de combate à doença. Em recesso branco por causa das eleições de 2018, o evento contou apenas com a presença de um parlamentar, o senador Pedro Chaves (PSC-MS), que está fora da disputa eleitoral deste ano.
Neste mês o Congresso Nacional também terá uma ação para arrecadação de lenços para mulheres em tratamento de câncer. Várias caixas serão espalhadas em pontos da Câmara e do Senado para coleta da doação. O material arrecadado será entregue para as mulheres da rede feminina do combate ao câncer do Hospital de Base, no dia 31 de outubro.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor, o bondinho do Pão de Açúcar também está iluminado de cor rosa em comemoração ao Outubro Rosa. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI), por meio da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, e o bondinho Pão de Açúcar.
A fachada da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro também recebem iluminação rosa. A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) definirá nesta quarta-feira (3) se vai aderir ao movimento este ano.
De acordo com a primeira vice-presidente da Câmara Municipal do Rio, Tânia Bastos, o objetivo da campanha é alertar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce da doença e do exame periódico para sua prevenção.
Sexualidade
Também foi lançada hoje, pela Fundação Laço Rosa, a campanha #50TonsDeRosa, que tem como objetivo ajudar mulheres com câncer de mama a terem uma vida sexual ativa. As plataformas digitais estão acessíveis para qualquer pessoa, em qualquer lugar do Brasil e as ações são para todas as mulheres, independente de terem retirado ou não as mamas.
“O que a gente espera é poder atingir o maior número de pessoas com esse debate sobre a sexualidade, que é um ponto muito importante, principalmente para as mulheres mais jovens e que são acometidas pela doença. É o debate sobre a doença em si”, disse à Agência Brasil a presidente da fundação, Marcelle Medeiros.